Resumo
Devido à concorrência mercadológica e tecnológica as organizações atuais necessitam de
ferramentas que resultem em benefícios suficientes para o crescimento delas. O objetivo da pesquisa é apresentar a importância do desenvolvimento de produtos de forma eficiente nas organizações atuais. Para isso, considera-se que produtos são desenvolvidos para atender às necessidades. Portanto, deve-se considerar que os clientes têm percepção de valor e custo diferentes dos produtos uns dos outros e também da organização. Então é necessária a pesquisa de mercado, de responsabilidade do Marketing que, proporciona as informações necessárias para o desenvolvimento de produtos. Nessa etapa, ideias de produtos são geradas e desenvolvidas. Após serem executadas e laçadas ao mercado, deve-se gerenciar todo o ciclo de vida dos produtos, que quanto mais prolongado for, melhor para a organização. A utilização de ferramentas, como, por exemplo, os 4P’s (produto, preço, promoção e praça) auxiliam na tomada de decisões sobre o que, quando, quanto e onde produzir que garantirão para a produção e, principalmente aos clientes, melhoria da qualidade dos produtos ofertados. O desenvolvimento de produtos eficiente resulta em produtos melhores, com menores custos, rápidos de serem produzidos e destinados ao consumidor, aumento dos lucros, das vendas, fidelização de clientes e conquista de novos.