O bullying é um fenômeno presente nas escolas do mundo todo sem distinção de classes sociais, regiões ou culturas. Nesta pesquisa buscou-se analisar a incidência de bullying em escolas da rede municipal de ensino da cidade de Ubá-MG. Acredita-se que o bullying leva as vítimas a desenvolverem distúrbios emocionais, além de influenciar de forma negativa na vida social e no comportamento do indivíduo. O objetivo deste estudo foi verificar a incidência do fenômeno entre os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa foi realizada através de um questionário adaptado de um instrumento utilizado pelo pesquisador norueguês Dan Olweus contendo 37 questões fechadas, e aplicado em 4 turmas do 5° ano de 4 escolas do município. A realização da pesquisa sucedeu após a assinatura dos responsáveis dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCL) e foi realizada nas próprias escolas. Observou-se nos resultados que os alunos presenciam atos de violência na escola frequentemente, além das brincadeiras indevidas e do contínuo uso de apelidos e ofensas entre os colegas. Em sua maioria, os alunos afirmaram serem informados sobre o bullying, tanto pelos pais quanto pela comunidade escolar, contudo, uma parte dos sujeitos da pesquisa declarou sofrer agressões regulares, o que deve ser considerado como sinal da disseminação do fenômeno e com isso deve ser avaliado em prol do combate à violência presente na escola.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2015
Título
Incidência de bullying entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Ubá - MG.