Resumo
O trabalho tem como objetivo descrever a importância do exercício físico como ferramenta no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência visual. Justifica-se pelo fato da importância desta temática na sociedade atual sendo que é possível encontrar diversas crianças e adolescentes que apresentam alguma deficiência, entre elas a visual. A inclusão tem como um dos principais objetivos construir uma sociedade capaz de promover a participação social concreta de seus indivíduos, destacando que uma condição de deficiência, embora imponha limites, não impede a participação da pessoa no meio em que vive. O exercício físico traz a possibilidade, dentre muitas outras, a de incluir este praticante com deficiência e, especificamente neste trabalho, para o deficiente visualna sua prática através das diversas manifestações corporais, como a dança, a luta, a ginástica, o esporte e o jogo, entretanto, o que observamos na prática é que muitos profissionais de educação física deixam de oferecer atividades que abrangem efetivamente o deficiente devido a falta de informação a respeito do trabalho realizado com o deficiente ou talvez a uma falha no seu processo de formação profissional. Para o desenvolvimento deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica em livros e artigos publicados em meios eletrônicos como Scielo, Lilacs e Bireme, no período de setembro a dezembro de 2010. Foram pesquisados nessas bases de dados os descritores: inclusão, deficiência visual e exercício físico. Obteve-se trinta e dois artigos, sendo que dezesseis foram efetivamente utilizados, com datas de publicação entre os anos de 1996 a 2010. Baseado na revisão bibliográfica concluiu-se que, as ações inclusivas devem estar presentes em todos os aspectos da vida do indivíduo, tais como no campo educacional, laboral, esportivo, recreativo, entre outros, sendo que o Exercício Físico pode ser um meio objetivo e propício para que a inclusão do deficiente visual ocorra.