Resumo
Em 2004, a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais selecionou algumas escolas que já possuíam alunos portadores de necessidades educacionais especiais para desenvolverem um Projeto Piloto da Escola Inclusiva com o objetivo de, num futuro próximo, capacitar todas as escolas estaduais para a inclusão utilizando as pesquisas e experiências positivas utilizadas por esta escola. Analisamos um projeto de escola inclusiva em desenvolvimento desde 2004, considerando sua elaboração, fundamentação, metas, as dificuldades e os resultados já obtidos desde sua implantação. A escola pesquisada se localiza na região metropolitana de Belo Horizonte e está desenvolvendo um Projeto Piloto de Escola Inclusiva. Foi realizada uma análise comparativa entre o que está presente na legislação e as percepções que os professores que trabalham na escola e atuam nas séries iniciais do ensino fundamental construíram a respeito do tema. O projeto analisado prevê a construção de uma escola da qual façam parte, onde todos sejam aceitos, ajudem e sejam ajudados de modo que as necessidades educacionais de alunos sejam atendidas. Acreditamos que a inclusão depende de mudança de valores da sociedade e a vivência de um novo paradigma que não se faz com simples recomendações técnicas, como se fossem receitas prontas, mas com reflexão e participação de todos.