Em 2004, a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais selecionou algumas escolas que já possuíam alunos portadores de necessidades educacionais especiais para desenvolverem um Projeto Piloto da Escola Inclusiva com o objetivo de, num futuro próximo, capacitar todas as escolas estaduais para a inclusão utilizando as pesquisas e experiências positivas utilizadas por esta escola. Analisamos um projeto de escola inclusiva em desenvolvimento desde 2004, considerando sua elaboração, fundamentação, metas, as dificuldades e os resultados já obtidos desde sua implantação. A escola pesquisada se localiza na região metropolitana de Belo Horizonte e está desenvolvendo um Projeto Piloto de Escola Inclusiva. Foi realizada uma análise comparativa entre o que está presente na legislação e as percepções que os professores que trabalham na escola e atuam nas séries iniciais do ensino fundamental construíram a respeito do tema. O projeto analisado prevê a construção de uma escola da qual façam parte, onde todos sejam aceitos, ajudem e sejam ajudados de modo que as necessidades educacionais de alunos sejam atendidas. Acreditamos que a inclusão depende de mudança de valores da sociedade e a vivência de um novo paradigma que não se faz com simples recomendações técnicas, como se fossem receitas prontas, mas com reflexão e participação de todos.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2006
Título
Inclusão escolar um projeto em movimento
Autor
PAES, Imar Silva Santos
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Profº Dr. José Gilberto da Silva; Profº Dr. Sílvio Firmo do Nascimento; Profª Drª. Margareth Maria Mendes Carvalho