O presente artigo buscou compreender a indisciplina no espaço sala de aula, tendo por objetivo analisar a indisciplina escolar no ensino fundamental I, citando os tipos de indisciplina que ocorrem com frequência na sala de aula, verificando as medidas preventivas adotadas pelos professores para a tentativa de sanar esse fenômeno. Os dados para a realização desta pesquisa de cunho qualiquantitativo foram coletados através de um questionário semi-aberto destinado a Escolas Municipais da cidade de Ubá, exclusivamente para professores que atuam no 5º ano do Ensino Fundamental I. O referencial teórico foi embasado em artigos e livros dos autores: Aquino, Garcia, Vasconcellos, Silva, Gotzens e Eccheli. Os resultados encontrados nesta pesquisa indicam que a indisciplina ocorre com frequência no cotidiano escolar e na percepção docente é decorrente do meio social no qual o aluno está inserido e dos aspectos cognitivo e físico que se encontra o mesmo, apresentando possibilidades de atuar de forma positiva para minimizar o ato indisciplinar.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
Indisciplina escolar no ensino fundamental I no 5° ano da rede municipal da cidade de Ubá – MG
Autor
OLIVEIRA, Eduarda Zilda Andrade | LAKTIM, Gleika Dias