O presente trabalho abordará o serviço de Telemarketing desenvolvido dentro das centrais de atendimento, intitulada de Call Center, indagando principalmente o conceito de insalubridade para essa atividade. Tal atividade tem sido tema de grandes discussões dentro de doutrinárias e tribunais, principalmente nos tribunais do trabalho. Alguns alegam que a atividade de Telemarketing não gera insalubridade para o trabalhador, tendo qualquer pessoa capacidade laborativa para desempenhar essa função. Ocorre que na prática não é o que vemos. Muitos trabalhadores tem se aposentado precocemente devido a grandes distúrbios físicos e psicológicos devido ao meio como desenvolvem o Telemarketing. As empresas cada vez mais preocupadas com um lucro maior deixam seus trabalhadores expostos a uma carga horária intensa, descumprindo constantemente nossa legislação. A atividade exige concentração permanente, raciocínio rápido e habilidades em utilização de terminais computadorizados. Tudo isso, somado ao mais alto nível de estresse. Será abordado ainda o que prevê a legislação brasileira para a atividade, quais são suas recomendações para o empregado, empregador e clientes. Nessa perspectiva, pretende-se abordar o que é insalubridade e como se aplica. Para o Telemarketing e as centrais de Call Center, mostraremos quais fatores justificam a aplicação e enquadramento no rol de serviços insalubres. Este trabalho mostrará as doenças relacionadas ao teleatendimento, como LER, DORT, tendinite, problemas na coluna dentre outras que causam o afastamento do trabalhador de suas atividades. Salienta-se ainda a necessidade da aplicabilidade das normas em todas as empresas do setor, seja ela empresa pública, privada ou sociedade de economia mista. Por fim, acredita-se que após o estudo, o leitor esteja apto a visualizar como é o funcionamento de um Call Center e como o trabalhador desenvolve suas atividades de Telemarketing, tendo como foco a validação da insalubridade para o setor.
Curso
Direito
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2011
Título
Insalubridade no teleatendimento e telemarketing
Autor
MELO, Tiago Gregório de
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Rafael Francisco de Oliveira; Fernando Antônio Mont Alvão do Prado; Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira