Resumo
As rodovias desempenham um papel de muita responsabilidade no sistema modal do Brasil, e se encontram diretamente ligadas ao progresso socioeconômico do país. Dessa forma, é crucial assegurar que essas estradas ofereçam condições de tráfego adequadas, garantindo sempre a conformidade e o bem-estar dos usuários. Diante do exposto, o estudo visou analisar e buscar alternativas para melhorar a qualidade do pavimento flexível da MGC-120, especificamente o trajeto que se estende do quilômetro 702 ao quilômetro 714,6. Trata-se de uma via importante que conecta as cidades de Guidoval e Ubá, com saídas para outras cidades. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se de textos retirados de livros, artigos acadêmicos, biblioteca digital, sites, cujos autores versam sobre o tema. Foi feita uma análise detalhada em um segmento de 12,6 quilômetros dessa rodovia, em que foram identificadas várias irregularidades no pavimento, incluindo afundamentos, fissuras, remendos e rachaduras. Dessa forma conclui-se que tais irregularidades foram agravadas devido a vários fatores, destacando-se, entre eles: problemas climáticos, o tráfego por parte dos habitantes locais e circulação de ônibus, carros, caminhões. Portanto, conforme a pesquisa e análise realizadas, foi possível apresentar propostas de soluções que, uma vez colocadas em prática, garantiriam a melhoria da qualidade da superfície do pavimento.