Resumo: Na busca continua para redução de morbimortalidade no Atendimento Pré-hospitalar (APH), o ensino a estudantes pode contribuir para boas práticas em ocorrências súbitas. Objetivo: Avaliar o conhecimento e aplicabilidade da manobra de desengasgo (Manobra de Heimlich) realizada por alunos do ensino médio. Método: Realizou-se uma revisão integrativa conforme: Grupo Ănima Educação, 2014, sendo a busca realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nos meses de setembro a novembro de 2022, utilizando as palavras-chaves provenientes de descritores: Educação em Saúde; Adolescente; Primeiros Socorros; Manobra de Heimlich; Engasgo. E os operadores booleanos “AND” e “OR”, dos quais combinados as palavras-chave, encontrou-se 954 artigos, após aplicação do critério de inclusão e exclusão com os filtros: 5 anos, língua portuguesa e inglesa, texto completo. Permaneceram 150, sendo revisados em primeira instância e selecionando os mais adequados para a atribuição no trabalho. Sendo realizado a leitura fluente dos artigos utilizou-se 11 para compor o estudo. Resultado: Os artigos foram categorizados em um quadro, visando identificar suas características relevantes para análise e discussão dos resultados. Conclusão: Comparativos frente as aos métodos de ensino, são notoriamente favoráveis a educação de estudantes, sendo desses proporcionais ao papel do enfermeiro como educador auxiliar e adaptar-se as novas tecnologias a favor da contribuição de ambiente mais favorável e prático para o mesmo. Sendo válida a realização de novos estudos e elaboração de ferramentas educativas das quais podem contribuem para um rápido auxilio e ocorrência subida no APH.
Curso
Enfermagem
Cidade
Barbacena
Data
30 de junho de 2023
Título
Manobra de desengasgo: instruções a estudantes do ensino médio para redução de morbimortalidade no APH.
Autor
NASCIMENTO, Lucas Ribeiro do | PUREZA, Maria da Conceição a | ARAÚJO, Sanshilly Silva