A pesquisa teve por objetivo apresentar estratégias utilizadas pelas empresas para atrair, reter e fidelizar os clientes, compreender os métodos para garantir sua posição no mercado; identificar as influências dos consumidores em realizar uma determinada compra; descrever a maneira de estabelecer uma melhor comunicação com o consumidor e os meios utilizados através de fidelização; observando o resultado obtido; descrever a satisfação dos clientes com a fidelização. Como metodologia utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, retirando textos de artigos e sites, cujos autores versam sobre o tema. Muitas empresas vendem seu produto sem se preocupar com feedback. Isso pode gerar queda nas vendas e ter péssimas avaliações o que o sistema entende como produto ruim ou que a maioria não aprova. Com a constante evolução e concorrência, estratégias estão sendo postas em prática para melhor imagem da empresa. O marketing de relacionamento é importante para as empresas, pois o cliente é o foco principal, com isso empresas que procuram pelo feedback têm maiores chances no mercado, já que visam saber a preferência do público, produzindo e visando a melhorias. Para a consolidação e valoração de um relacionamento com o cliente, necessita-se um aprofundamento sobre as suas reais necessidades. Os clientes criam expectativas em relação ao valor que as ofertas lhes proporcionarão. Portanto, cabe ao profissional do marketing saber envolver e persuadir seus clientes no intuito de despertar vontades e desejos para conseguir e manter este relacionamento.
Curso
Administração
Cidade
Ubá
Data
4 de julho de 2024
Título
Marketing de relacionamento: estratégia para atrair, reter e fidelizar os clientes
Autor
MOREIRA, Jeisilaine Martins
Tipos de documento
Artigo cientifico (graduação)
Banca examinadora
Não consta banca examinadora.
Orientador
Carlos Augusto Reis; Paulo Roberto Mendes da Silva