A representação que o esporte desempenha ao longo do tempo faz dele um grande influenciador em vários comportamentos da sociedade atual, embora o esporte fosse criado com o intuito de diversão e lazer, ele se tornou algo imponderável na vida de muitas pessoas, fazendo assim, mais que um simples momento de prazer. Em consequência disso, novos segmentos se agregaram a este fenômeno chamado esporte, estabelecendo assim fortes ligações com o setor empresarial. O que resultou em novas atividades dentro desse meio. Com essa grande diversificação em setores criados dentro do esporte, o marketing é uma das ferramentas que mais vem sendo utilizada, para alavancar não somente ao esporte, mas sim, as empresas que desenvolvem seus papeis dentro desse segmento. A partir disso, o estudo procura aprofundar dentro dos clubes para poder destrinchar uma nova ferramenta de marketing muito utilizada nos tempos atuais: o programa de sócios torcedores. O objetivo do trabalho é identificar e descrever os métodos usados em anúncios de sócios torcedores, mas para chegar até esse ponto, o estudo aprofunda-se dentro de tudo que envolve o marketing no futebol brasileiro, desde onde tudo começou a até os tempos atuais. A fim de cumpri-lo, discutem-se as imagens usadas e suas construções para que possam persuadir seus torcedores a aderirem o programa especifico. Para tanto, através de anúncios reais o estudo busca analisar a linguagem verbal e visual dos anúncios.
Curso
Publicidade e Propaganda
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Marketing esportivo: um estudo sobre anúncios em programas de sócios torcedores
Autor
SOUZA, Gabriel Bortolucci de
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Júlio César Rocha Conceição; Alberto Prenassi; Camila Viana;