O presente trabalho aborda a medicalização das crianças e adolescentes decorrentes de problemas escolares. Objetiva no geral, discutir a medicalização em crianças em idade escolar. Seus efeitos sobre suas vidas através de pesquisa bibliográfica; e, especificamente (1) compreender o fenômeno dessa excessiva medicalização de crianças na atualidade; (2) como esta medicalização causa dependência; e (3) fazer um levantamento de algumas discussões sobre o efeito da medicalização na vida das crianças. Através da pesquisa bibliográfica pôde-se constatar que a medicalização vem sendo utilizada de forma abusiva para se alcançar um patamar de desenvolvimento considerado padrão ideal, um limiar de normalidade de acordo com o imposto pela sociedade. Equivocadamente, pais, professores e alguns profissionais de saúde tem recorrido a fármacos para superar as limitações pessoais de aprendizagem, contudo, compreende-se indevida essa atitude. Concluiu-se que a Psicologia, nesse sentido precisa atuar como orientadora de mecanismos eficazes para superação de dificuldades sem que haja prejuízo na formação e desenvolvimento intelectual do indivíduo. Cada criança possui um ritmo e singularidades e diagnosticá-la em um transtorno em função de sua inabilidade ou inadequação aos processos mostra-se um retrocesso na prática psicológica. Torna-se fundamental, nesse contexto que se compreenda a realidade na qual a criança ou adolescente esteja envolvido.
Curso
Psicologia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Medicalização na educação
Autor
OLIVEIRA, Ana Paula Hermógenes; RODRIGUES, Nathália Silva