Este trabalho pretende contribuir para que se possa vislumbrar uma compreensão do ser professora que ensina Matemática e de seu medo em relação a essa disciplina em seu mundo-vida. Trata-se, aqui, do que se mostra no trabalho desenvolvido por um grupo de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, ao ensinar matemática. Por se tratar de uma investigação de cunho qualitativo que tem a Fenomenologia como suporte, constitui-se em uma interpretação das falas de cada uma dessas professoras, a partir de minha própria vivência e dos autores da área de Educação Matemática que estudei. O foco do trabalho voltou-se para os sentimentos das professoras em relação ao medo pela Matemática e ao ensinar Matemática. Após as análises dos depoimentos das professoras, chegamos às categorias abertas que iluminam o que se deseja compreender. Essas categorias se anunciaram assim: Concepção de Ensino, composta pelas unidades: Ensino tradicional e O lúdico no ensino da Matemática; Concepção de Matemática que se divide em Visão de Matemática, Filtro seletivo e Tabu. Finalmente a última, Relação com o Medo, a mais ampla delas, abarca quatro grandes temas: O professor licenciado em matemática; o medo e a prática pedagógica, dividida em dois pontos – a Incidência do medo nos alunos e a influência do medo na atuação do professor; a superação do medo como conseqüência de abordagens atuais e do estudo. Finalmente, o medo paralisa.
Curso
Educação e Sociedade
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2009
Título
Medo da matemática: sentir de professoras de séries iniciais.
Autor
BRAGA, Getúlio Rodrigues
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Maria Queiroga Amoroso Anastácio; Sônia Maria Clareto; Marília Araújo Lima Pimentel