Resumo
A leitura é um dos componentes indispensáveis para a alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Considerando essa importância, o objetivo desta pesquisa foi identificar quais metodologias de ensino destinadas à leitura os professores utilizam para o 1º ano ao 3º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de São Geraldo – MG. Com abordagem qualitativa, este estudo descritivo, aplicado, de levantamento de dados utilizou um questionário composto por 19 questões fechadas, destinado a 6 professores (100%) atuantes nos anos iniciais (1º ao 3º) do ensino fundamental de uma escola estadual de São Geraldo – MG. Este instrumento de coleta de dados foi entregue aos docentes em envelope lacrado, acompanhado de duas vias de termo de consentimento livre e esclarecido, sendo agendados três dias posteriores para o recebimento dos documentos devidamente preenchidos. Os dados foram tabulados e analisados à luz de autores que abordam o tema, tais como Solé (1998), Brasil (1997), Smith (1999), dentre outros. Destacam-se como resultados: Os professores trabalham com rodas de leitura, leitura compartilhada e individualmente, computador, mas somente 50% visitam a biblioteca. São utilizados diversos gêneros textuais, sendo as histórias infantis, fábulas, poemas e canções os utilizados por 100% das professoras. As listas e rótulos são também citados por cinco (83,33%) delas. Todas as salas de aula onde as professoras atuam têm organizado o “cantinho de leitura”, disponibilizando histórias infantis, gibis, fábulas, receitas culinárias, mas 50% delas têm rótulos e receitas culinárias, enquanto 33,34% apresentam canções.