A presente pesquisa teve como tema: “Metodologias usadas com alunos com Síndrome de Down em uma escola particular filantrópica de Ubá”. Buscou-se entender sobre os métodos de ensino utilizados com esses alunos. E compreender quais as metodologias usadas com alunos com Síndrome de Down em uma escola especial. Acredita-se que há pouca exploração das capacidades e habilidades que um aluno com Síndrome de Down possa desenvolver e ainda questiona-se o fato de os professores que trabalham com esses alunos não possuírem formação continuada para a melhoria do trabalho. Destaca-se que a aprendizagem do aluno depende não só das dificuldades devido a sua deficiência, mas também do contexto social que está inserido. No entanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as metodologias de ensino usadas em uma escola especial com alunos com Síndrome de Down. De modo específico pretende-se: verificar o processo de ensino aprendizagem; verificar os meios de avaliação; citar as metodologias aplicadas no processo de aprendizagem. A pesquisa encaixa-se ao método qualitativo e o tipo de instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário aplicado a quatorze professoras que trabalham com alunos com Síndrome de Down em uma escola particular filantrópica de Ubá, MG. Os resultados encontrados indicam que as metodologias utilizadas com alunos com Síndrome de Down de acordo com essas professoras não se diferenciam das utilizadas com um aluno que não possuí, porém, deve-se compreender quais são os melhores métodos levando em consideração as capacidades e dificuldades de seus alunos. Considera-se que essas professoras utilizam de metodologias adequadas com seus alunos com Síndrome de Down, levando em conta o conhecimento que possuem sobre suas dificuldades e competências desses alunos.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de julho de 2018
Título
Metodologias usadas com alunos com Síndrome de Down em uma escola especial particular filantrópica de Ubá