Resumo
Este artigo apresenta o resultado de pesquisa que tem como objetivo identificar quais metodologias de ensino, vinculadas à ludicidade, são utilizadas pelos professores para a aprendizagem de crianças dos 1º e 2º períodos de duas escolas municipais de Ubá – MG. Definiu-se como hipóteses deste estudo que os professores adotam atividades rotineiras envolvendo jogos e brincadeiras, literatura infantil, desenhos livres, cenários lúdicos (cantinhos) ou ambientes e recursos didáticos adequados às turmas infantis de 4 e 5 anos. Sendo esta uma pesquisa de natureza aplicada, qualitativa, descritiva e de levantamento de dados sobre o tema, utilizou-se um questionário composto por 18 questões fechadas, encaminhadas a 8 professores (100%) que atuam nas duas turmas supracitadas. Os questionários foram entregues em envelope lacrado, acompanhado de duas vias de termo de consentimento e agendados três dias posteriores para recebimento destes documentos. Após tabulação das informações, destacam-se os seguintes resultados: os docentes definiram ludicidade como diversão (50%), conhecimento (87,50%), prazer (87,50%), brincadeiras (62,50%), lazer (25%). Duas docentes (25%) acrescentaram termos como encantamento (12,50%), imaginação (12,50%), aprendizagem (12,50%) e criatividade (12,50%). Todos (100%) os docentes afirmaram utilizar “cantinhos pedagógicos ou cenários lúdicos”, jogos e brincadeiras, literatura infantil e desenhos livres. Além de considerarem que as atividades lúdicas são de grande importância para o desenvolvimento da criança e da aprendizagem, 100% dos professores asseguram que a ludicidade está presente em suas aulas.