Resumo
O presente trabalho refere-se ao tema Métodos de Alfabetização adotados no primeiro ciclo de uma Escola Estadual de Tocantins- MG. O tema foi escolhido devido ao fato de os alunos estarem concluindo o 3º ano do Ensino Fundamental, série referente ao final do 1° ciclo de alfabetização. Muitos concluem este ciclo sem saber ler, escrever, compreender textos. Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de alfabetização identificando qual a metodologia adotada pelo professor e quais recursos utilizados em sala de aula. Trata, especificamente de compreender os métodos adotados no primeiro ciclo de alfabetização, identificar os métodos utilizados pelo professor, investigar as dificuldades encontradas para se alfabetizar relacionando família e escola. A presente pesquisa, quanto ao nível, é descritiva e interpretativa, uma vez que observa e interpreta dados coletados sem manipulação do pesquisador, descreve características de determinadas populações ou fenômenos. A amostra é composta por 10 professores do primeiro ciclo de alfabetização, de 10 turmas integrantes do processo de alfabetização do primeiro ciclo, sendo um professor por turma. A amostra é que a mesma constitui uma porção ou parcela, convenientemente selecionada do universo (população). Para o desenvolvimento, análise dos dados e discussão foram utilizados textos embasados na análise de alguns autores, dentre eles, Lemle, Soares, Aquino, Bacha, Ferreiro e Teberosky, Geraldi. Conclui-se que que a alfabetização no 1º ciclo é um processo que permite desenvolver habilidades e competências do 1º ao 3º ano, desde a aprendizagem das primeiras letras até a leitura e escrita de textos.