Resumo
Este artigo aborda o tema - Métodos de alfabetização adotados no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, do Município de Rodeiro- MG - escolhido a partir da observação mesmo com o uso de métodos diversificados de alfabetização alguns alunos saem, ao final do primeiro ciclo, sem saber ler, escrever, compreender textos e não desenvolvem as habilidades e competências necessárias no processo de alfabetizar. Este estudo tem como objetivo geral verificar quais Métodos de alfabetização são adotados no primeiro ciclo 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental e sua eficácia diante das dificuldades apresentadas pelas crianças em idade de alfabetização e especificamente identificar o método que apresenta melhor resultado no processo de alfabetização, compreender os métodos trabalhados no primeiro ciclo e analisar os tipos de atividades aplicadas em sala de aula durante o processo de alfabetização. A pesquisa classifica-se como qualitativa, de natureza aplicada. A pesquisa possui finalidade descritiva. Como instrumento metodológico, foi utilizado questionário semiaberto direcionado a 18 professores que atuam em 2 escolas - uma de Rede Municipal de Ensino e outra de Rede Estadual, sendo estas específicas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental no Município de Rodeiro – MG. O referencial teórico utilizado foi baseado em livros e artigos dos presentes autores: Ferreiro e Teberosky, Carvalho, Brasil, Oliveira, Frade, Gil e Soares. Embora os professores utilizem métodos diversificados para a alfabetização, nesta pesquisa não se pode concluir em nenhum aspecto, mas é importante considerar que ao se tratar de alfabetização, a interação entre professor/aluno, leitura/escrita a relação de harmonia, confiança, cumplicidade, tolerância e metodologias eficazes são fatores decisivos para o processo e o desenvolvimento do aluno, vislumbrando, enfim, possibilidade e o despertar o interesse e gosto pelo mundo da escrita, formando sujeitos críticos, autônomos, sujeitos de sua própria história.