Resumo
O presente artigo trata-se dos métodos de alfabetização utilizados em três escolas de ensino regular da cidade de Visconde do Rio Branco- MG. Optou-se pela escolha do tema, pois acredita-se que os métodos utilizados para alfabetizar não atendam às necessidades de todos os alunos prejudicando o processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é analisar os métodos de alfabetização utilizados em escolas públicas, estadual, municipal e particular de Ensino Fundamental I, e especificamente, verificar quais os métodos adotados para alfabetizar, analisar se o método adotado é aplicado corretamente e analisar o resultado dos alunos no processo de alfabetização da cidade de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais. A pesquisa é de nível descritiva, pois a mesma visa observar, registrar, classificar e interpretar os dados sem interferência, sem manipulação do pesquisador. O instrumento metodológico utilizado para coleta de dados foi o questionário com questões objetivas e subjetivas. A amostra composta por professores de três escolas regulares, sendo uma da rede estadual, uma de rede municipal e uma da rede privada de ensino do município de Visconde do Rio Branco. Após responderem às questões, permitiu-se aquisição de dados para análise e discussão, com base no pensamento de autores consultados dentre eles: Bacha, Carvalho, Ferreiro, Teberosky, Frade, Freire. Concluiu-se que ao final do 1º ciclo a maioria das crianças saem alfabetizadas, pois já conseguem ler, escrever e interpretar pequenos textos, todavia existem algumas que não conseguem vencer o processo de alfabetização necessitando, portanto de reforço escolar.