Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Infantil e nas Series Iniciais do Ensino Fundamental
Métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Infantil e nas Series Iniciais do Ensino Fundamental
A Síndrome de Down é uma condição genética causada por um cromossomo extra no par 21. Apresenta um atraso significativo no desenvolvimento motor que é característica de todos os indivíduos com esta síndrome e sua psicomotricidade um pouco debilitada, então cabe á instituição propiciar situações de ensino aprendizagem que possam contribuir com o desenvolvimento deste indivíduo. Pretende-se demonstrar o quanto é importante conhecer quais e como são utilizados os métodos de ensino aprendizagem da criança.
Este trabalho tem por objetivos: conhecer os métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down, analisar os métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem; verificar as técnicas e recursos didáticos utilizados no processo ensino-aprendizagem; e verificar o resultado da aprendizagem da criança com Síndrome de Down. A partir da análise realizada através do questionário que foi entregue na instituição que executaremos a seguinte pesquisa, iremos conhecer e analisar quais métodos são utilizados pelos professores para ajudar no ensino aprendizagem da criança. Neste sentido o trabalho refere-se uma pesquisa qualitativa, realizada por meio do questionário semiestruturado, aplicado em duas instituições, sendo eles: um centro de atendimento educacional especializado e uma instituição privada sem fins lucrativos. Foi possível perceber quais metodologias e recursos utilizados para aprendizagem destas crianças. Concluiu-se que o profissional que pretende atuar com alunos com Síndrome de Down devem repensar sua prática pedagógica e utilizar do lúdico como instrumento de motivação, interação e promover situações para que haja o desenvolvimento integral da criança.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2016
Título
Métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down na Educação Infantil e nas Series Iniciais do Ensino Fundamental
Autor
FELISBERTO, Poliana de Souza | CARVALHO, Sabrina Alves de