Costuma-se presenciar de forma rotineira no âmbito da sociedade, através de todo seu percurso de evolução, uma busca frenética e obsessiva no que se refere à busca pelo corpo perfeito. Diante disso, objetiva-se perceber, através de uma análise histórico-social, como o fenômeno do culto ao corpo e ao estereótipo do belo se desenvolve, visando tais práticas presentes desde os tempos remotos, passando pelos transtornos alimentares até a cultura do consumo, baseada no capitalismo, como se constata nos dias atuais. Procuramos compreender como a lógica do consumo e capitalismo, através de um diálogo com a Psicanálise, - apropriando-se de conceitos como o narcisismo -, se manifesta no que tange à regulação da subjetividade do indivíduo, inserido na cultura pela busca ao corpo ideal. Analisaremos também como a mídia, através dos seus diversos meios de acesso ao sujeito, influencia-o no desejo pelo corpo perfeito, explorando o processo de valorização de características típicas de adolescentes, como a construção e apropriação de uma imagem corporal, que se constrói através do modo que o sujeito se observa e se relaciona com o mundo, nas dimensões físicas, psíquicas e sociais do corpo.
Curso
Psicologia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2015
Título
O corpo (gozado) manipulado pelo outro (consumismo)