O que deu origem a presente pesquisa “O desenho na educação infantil” foi o interesse em saber qual o processo de aprendizagem da criança através do desenho. Desta forma, acredita-se que a aprendizagem ocorre através da expressão que a criança transmite em seus desenhos. Partindo deste pressuposto, a pesquisa tem como objetivos, analisar a importância dos desenhos e sua contribuição no processo de aprendizagem da criança; verificar as manifestações das crianças através dos desenhos, bem como, identificar a fase de desenvolvimento da criança através do processo evolutivo do desenho. A pesquisa foi realizada na cidade de Ubá- MG, em quatro escolas da rede municipal de ensino. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, aplicado a vinte e dois sujeitos que atuam como professores no primeiro e segundo período (crianças de 4 e 5 anos). A análise dos dados baseou-se nos autores Lowenfeld, Brittain, Seber, Mello, Brasil, Sans, Queiroz e Moita. Verificou-se que o processo de aprendizagem da criança através do desenho ocorre de forma gradativa, perpassando por estágios evolutivos de desenvolvimento do desenho.