RESUMO: Objetivo: analisar a produção científica relacionada à criança e o assento de restrição veicular no acidente automobilístico. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa, de abordagem qualitativa, realizada entre março e abril de 2020. A questão norteadora foi “como as evidências cientificas podem auxiliar a elaboração de estratégias de ensino para a assistência da criança encontrada no assento de restrição veicular no trauma?”. Foram utilizados como critérios de inclusão: produções científicas entre 2012-2019, artigos disponíveis em português, inglês e espanhol que dissertassem sobre acidentes envolvendo crianças como passageiras do veículo no uso de assento de restrição. Como critérios de exclusão, os artigos duplicados, artigos sobre legislação e designs de assentos de restrição infantil. As bases de dados utilizadas foram: Biblioteca Virtual em Saúde, Google Acadêmico, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Pubmed, Scientific Electronic Library Online. Resultados: a busca resultou em 259 artigos e com a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 04 artigos. Todos os estudos estão voltados para a caracterização das lesões traumáticas, refletindo-se sobre a mortalidade infantil correlacionada ao acidente automobilístico como um problema de saúde publica iminente. Conclusão: os achados desta revisão atentam para o aperfeiçoamento das evidências científicas no embasamento das práticas seguras em saúde no manejo do trauma pediátrico. Sugerem-se mais pesquisas principalmente na área da Enfermagem, para dinamizar o processo de qualificação da assistência e consolidar o vínculo entre profissional-criança-família.
Curso
Enfermagem
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2022
Título
O enfermeiro no gerenciamento do ensino em trauma pediátrico: manejo do assento de restrição veicular
Autor
FERREIRA, Felipe Augusto; BATISTA, Gislaine de Paula; MOREIRA, Géssica da Silva; BARBOSA, Joseane Filomena Machado