Ortografia é a norma estabelecida culturalmente que padroniza as formas de se grafar as palavras de um idioma, evento que auxilia a compreensão do leitor diante de qualquer texto exposto a ele. Por ser um acordo social que auxilia a comunicação escrita e unifica a grafia das palavras, que ela deve ser ensinada nas escolas aos educandos. Por se tratar de uma convenção, estes não conseguiriam aprender as normas ortográficas sem a ajuda de um mediador, que os auxiliem a refletirem sobre a escrita para se apropriarem destas regularidades. A pesquisa se propôs investigar quais os procedimentos mais utilizados para o ensino da ortografia. Teve como objetivo geral analisar quais as metodologias de ensino mais utilizadas para o ensino de ortografia por professores do 3º ano do ensino fundamental I. Especificamente, buscou também investigar quais as estratégias são utilizadas por estes para desenvolver a consciência ortográfica nos discentes e identificar se as educadoras sentem dificuldade em ensinar ortografia. Utilizou-se da abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, direcionada a quatro educadoras que ministram aulas ao 3° ano do ensino fundamental I em uma escola
municipal da cidade de Ubá-MG. Fundamentou-se teoricamente nos estudos de Cagliari (2002), Naspolini (2009), Morais (2010), Russo (2012) dentre outros. Os resultados encontrados indicam que o ensino da ortografia se torna relevante e, dentre as quatro docentes, somente uma admitiu sentir dificuldade em viabilizar o seu aprendizado para os alunos. Concluiu-se que o ensino da ortografia deve ser a partir de momentos de reflexão permitindo que o educando desenvolva uma consciência ortográfica.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2015
Título
O ensino da ortografia realizado por professores atuantes no 3º ano do Ensino Fundamental I