Vivenciamos uma dinâmica do Comércio Internacional de ampliação do volume de trocas comerciais que vem se intensificado ano após ano. Este ciclo de reciprocidade comercial entre os países tomou um ritmo mais acelerado principalmente ao longo dos anos 90, após a queda do muro de Berlim. Este acontecimento é considerado o estopim da derrocada do sistema socialista, o que deu força ao sistema capitalista e ao fenômeno da globalização. Entre os anos de 1990 e 2000, o Comércio exterior mundial praticamente dobrou e o Brasil seguiu a mesma lógica. Entre os anos de 2000 e 2006, o comércio exterior mundial praticamente dobrou novamente. Enquanto isso, o Brasil quase triplicou suas exportações, crescendo acima da média internacional (SECEX, 2008). Este cenário de inserção no mercado internacional traz às empresas brasileiras ganho de competitividade e ampliação da demanda, o que estimulou este estudo para compreender como maximizar a atuação e os ganhos com o comércio exterior. Ao confrontarmos a situação da participação das micro e pequenas empresas brasileiras à de outros países, identificamos que no Brasil ela é muito pequena para padrões internacionais. Enquanto que no Brasil a representatividade deste segmento é de aproximadamente 2%, (SECEX, 2008) em muitos outros países ultrapassa a 40% do total das exportações (SEBRAE, 2005). O estudo analisou as percepções dos principais obstáculos e motivações para exportação de micro e pequenas empresas através do frame amostral das micro e pequenas empresas mineiras. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a percepção dos maiores obstáculos para o segmento são: falta de políticas públicas de incentivo à exportação, problemas de infra-estrutura, burocracia e acesso à créditos e financiamento e a percepção das maiores motivações são os ganhos financeiros com as exportações e a criação de um novo mercado. Nosso anseio é que esta pesquisa possa contribuir com outros estudos focados em analisar as políticas públicas passíveis de serem implementadas no fomento das exportações.
Curso
Administração
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2008
Título
O ingresso das micro e pequenas empresas no comércio internacional: motivações e obstáculos
Autor
OLIVEIRA, Paulo Roberto Araújo de
Tipos de documento
Dissertação (mestrado)
Banca examinadora
Antônio Fernando Guimarães; Antônio Manuel Molina Palma; Renato Elias Fontes