Objetivou-se avaliar as possibilidades do uso de jogos na construção do conhecimento da matemática utilizando como embasamento a teoria de Jean Piaget e seus seguidores, através de uma revisão de literatura. No terceiro capítulo desta pesquisa qualitativa foi feita uma retrospectiva da metodologia da pesquisa na área da educação e suas características principais, dando ênfase ao surgimento do construtivismo e das suas implicações na construção de uma matemática mais dinâmica e acessível aos alunos. A teoria piagentina
revolucionou a área educacional, afirmando que as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento, identificando quatro estágios de evolução mental de uma criança (sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal). Estas pesquisas possibilitaram uma maior percepção do universo da criança e maior esclarecimento sobre a construção do conhecimento matemático. Além disso, os jogos convenientemente utilizados podem auxiliar na construção do conhecimento matemático. Desta forma, os
jogos como ferramenta de inestimável valor para o professor pode estimular os alunos na construção do pensamento matemático.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2005
Título
O lúdico na matemática
Autor
GREGÓRIO, Fernanda Ribeiro Toledo | SILVA, Marina de Lima | ROCHA, Renata Costa | RIBEIRAL, Wânia Maria de Souza