O presente artigo analisa o olhar do professor do Ensino Fundamental/Anos Iniciais sobre a criança disléxica na rede privada de ensino de Ubá – MG, tendo como hipótese que o professor identifica o disléxico através do cotidiano da sala de aula e da observação de seu desempenho em atividades orais, escritas e numéricas, principalmente na alfabetização. Supõe-se que logo após a identificação são desenvolvidas metodologias para desenvolver o processo de aprendizagem desta criança. Esta pesquisa de cunho qualitativo referenciou-se nos autores Cunha, Lanhez e Nico, Petronilo e objetivou analisar o olhar do professor sobre as crianças disléxicas na rede privada de Ubá – MG, e, além disso, verificar as estratégias usadas pelos professores para identificar e trabalhar com crianças disléxicas e analisar as práticas metodológicas adotadas em sala de aula. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionários semi-abertos para os professores regentes do Ensino Fundamental/Anos Iniciais, em duas escolas privadas de Ubá - MG. Os resultados encontrados indicam que os professores ainda não possuem metodologias específicas para o reconhecimento e trabalho com crianças disléxicas, mas que procuram se atualizar sobre o assunto e criar estratégias que atendam a estas crianças. Considera-se que a dislexia é um distúrbio específico da linguagem que ocorre no processo de leitura, escrita, soletração e ortografia, não é considerada uma doença e atinge aproximadamente 10% da população mundial.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2014
Título
O olhar do professor sobre a criança disléxica na rede privada de Ubá – MG
Autor
TOMÉ, Bárbara Borges | LAGE, Bruna Rosignoli de Souza