Resumo
A presente pesquisa investigou a atuação do supervisor pedagógico no ensino fundamental e a sua prática pedagógica em diferentes redes de ensino e analisá-las individualmente e comparativamente. A pesquisa possui abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, contendo quatorze questões. Responderam aos questionários um total de doze supervisores atuantes no ensino fundamental I, sendo cinco das escolas privadas, quatro das estaduais e três das municipais. A análise dos dados foi baseada nos autores da área de supervisão, como Rangel; Balzan, Boas, Ferreira e Gonçalves, dentre outros. Os resultados encontrados indicam um descontentamento do profissional com sua rotina, devido à falta de tempo que o impossibilita realizar sua função pedagógica. Possibilitou identificar a existência de um envolvimento deste profissional na relação com os professores, pais e alunos, sendo assim, ele é o responsável por prestar apoio e assistência. Destaca-se a importância da presença do Supervisor Pedagógico para nortear as ações realizadas no cotidiano escolar, impedindo que a escola se desvie dos seus objetivos, priorizando a efetiva aprendizagem do aluno.
Palavras-chave: Supervisor pedagógico; Ensino Fundamental; Atuação.