Um dos maiores desafios tanto para a escola, quanto para educadores e demais profissionais, sobretudo para o país é a grande quantidade de crianças que apresentam distúrbios de aprendizagem, especificamente o distúrbio de linguagem de dislexia que interfere no desempenho da criança no ambiente escolar. A criança dislexa apresenta significativas dificuldades na aprendizagem da leitura e na aquisição da escrita, resultantes de um déficit fonológico. A problemática deste trabalho se situa em como ocorre o processo de aprendizagem da criança dislexa. O presente estudo teve por objetivo principal analisar como ocorre o processo de aprendizagem da criança dislexa em um Centro de Atendimento Especializado, e ainda, compreender a atuação dos profissionais, verificar as metodologias adotadas, verificar os recursos didáticos disponíveis e analisar o resultado alcançado pela criança dislexa na aprendizagem dos conteúdos. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada em um Centro de Atendimento Educacional Especializado da cidade de Ubá MG e o instrumento que serviu de base para a investigação foi um questionário semiaberto aplicado a 19 profissionais. Vários autores citam a dislexia como sendo um distúrbio que afeta a aquisição da leitura e escrita, para entender melhor a temática, o estudo baseou-se em autores como Farrell, Ellis, Fonseca e Cunha, dentre outros que abordam a temática e estudos em relação ao tema. Os resultados revelam que os profissionais utilizam vários métodos e recursos no processo de aprendizagem da criança dislexa. Com base nisso, os profissionais apresentam certo conhecimento em relação à dislexia, em como intervir frente a uma criança dislexa e buscam formas e metodologias diferenciadas em suas atuações.