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O processo de avaliação e suas implicações nos anos iniciais do ensino fundamental no modelo de ensino em ciclo.
A presente pesquisa parte da importância de se compreender o processo de avaliação e suas implicações nos anos iniciais do ensino fundamental no modelo de ensino em ciclo. O objetivo central foi verificar a concepção de avaliação dos professores, os instrumentos avaliativos, a atitude dos professores frente aos resultados das avaliações e o processo de aprovação e reprovação ao final dos anos iniciais do 1º ciclo do ensino fundamental. Hipoteticamente a avaliação tanto pode promover a progressão continuada da aprendizagem quanto distorcer a sua função quando utilizada para medir a aprendizagem. A metodologia desenvolveu-se através de uma pesquisa de caráter qualiquantitativo com uso de questionário semi-aberto e foi realizada em uma escola pública de Visconde do Rio Branco/MG com uma amostra de 9 sujeitos atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados foram analisados por meio de interpretação dos questionários. Dentre os referenciais destacou-se: Luckesi e Vasconcellos. Os resultados encontrados indicam que os professores utilizam-se da avaliação como direcionamento para o trabalho, fazem uso de instrumentos básicos para avaliar e não identificou-se que há retenção do aluno ao final dos anos iniciais do primeiro ciclo. O ciclo é compreendido como um tempo maior para construção da aprendizagem, mas somente o tempo não permite que os alunos aprendam.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2013
Título
O processo de avaliação e suas implicações nos anos iniciais do ensino fundamental no modelo de ensino em ciclo.