Este estudo busca compreender como é o processo de desenvolvimento escolar de crianças de 0 a 3 anos. As instituições de educação infantil, por muito tempo organizavam seus espaços e rotinas embasadas nas ideias assistencialistas, a principal função da escola não era a construção do conhecimento através de conteúdos didáticos, o principal objetivo era cuidar. Acredita-se que a criança precisa de um espaço no qual sejam exploradas todas as suas potencialidades para que possa se desenvolver e se tornar um adulto autônomo e participativo na sociedade. Tendo como objetivo geral compreender como acorre o processo de desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos e os específicos, analisar a metodologia utilizada para trabalhar com a criança de 0 a 3 anos, verificar se as estratégias utilizadas geram resultados significativos, verificar com quais objetivos são elaborados as atividades e projetos a serem trabalhados com crianças de 0 a 3 anos, citar a concepção de educação infantil que a escola adota e identificar as áreas ou linguagens da educação infantil praticadas na creche. Utilizou-se o para a realização da pesquisa o método de abordagem qualitativa e o instrumento para a coleta de dados, um questionário semiaberto aplicado a cinco professores atuantes em três creches municipais da cidade de Visconde do Rio Branco. A análise dos dados baseou-se principalmente no Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e os resultados indicam que o desenvolvimento da criança de O a 3 anos advém das interações e práticas sociais relacionadas as diversas linguagens e ao contato com conhecimentos variados e que através disto é possível a construção da identidade e da autonomia da criança.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2016
Título
O Processo de desenvolvimento escolar de crianças de 0 a 3 anos através do dia-a-dia da creche
Autor
ALMEIDA, Janaína Carvalho de | ALVES, Jessymara Baia