Neste estudo foi analisado o uso de jogos e brincadeiras no 1º ciclo de alfabetização e letramento na cidade de Ubá - MG. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar se as professoras do 1º ciclo de alfabetização e letramento ao fazerem o uso da ludicidade contribuem para o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma coube investigar: os professores da rede municipal de ensino do município de Ubá- MG fazem uso da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem do primeiro 1º ciclo de alfabetização e letramento? Acredita-se que a ludicidade é um elemento importante para a construção do saber e o professor, um agente que deve possibilitar oportunidades ao estudante de se desenvolver plenamente. Assim os jogos e brincadeiras devem estar presentes visando contribuir com o desenvolvimento integral da criança. Para atingir o objetivo deste estudo, utilizou-se um questionário para a coleta de dados que devido à pandemia do Covid-19, foi enviado pelo secretário municipal de educação da cidade de Ubá, através do Google Forms e WhatsApp - para 98 professoras regentes do 1º,2º e 3º anos do Ensino Fundamental, etapa em que ocorre o processo de alfabetização e letramento. Os resultados encontrados indicaram que entre as 32 professoras respondentes, apenas 1 não utiliza a ludicidade em sua prática docente. Considerou-se que as professoras utilizam a ludicidade atrelada ao uso de jogos e brincadeiras, evidenciando que o estudante aprende de forma significativa, além de tornar o processo ensino-aprendizagem mais aprazível.
Palavras-chave: Alfabetização e Letramento. Brincadeiras. Jogos. Ludicidade. Processo Ensino-Aprendizagem.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de julho de 2021
Título
O uso de jogos e brincadeiras no 1º ciclo de alfabetização e letramento do município de Ubá-MG