Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > O uso dos Blocos Lógicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental como recurso didático para o ensino da matemática
O uso dos Blocos Lógicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental como recurso didático para o ensino da matemática
Os blocos lógicos são importantes ferramentas para aquisição do conhecimento lógico-matemático, pois este é adquirido através da ação, a partir das relações estabelecidas entre a criança e o objeto. Este artigo tem como problema investigar se e como os Blocos Lógicos têm sido utilizados nos anos iniciais do ensino fundamental como recurso didático no ensino da matemática, tendo como finalidade a comparação desta utilização nas diferentes redes de ensino, municipal, estadual e particular. Desta forma, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar a relevância que tem sido atribuída pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental à utilização dos blocos lógicos como recurso didático para o ensino da matemática. Tem, por objetivos específicos: verificar como e com qual frequência os blocos lógicos têm sido utilizados nas práticas pedagógicas cotidianas, identificar as vantagens da utilização dos blocos lógicos como recurso para o ensino da matemática e identificar, nas concepções dos professores, as possibilidades e dificuldades encontradas na utilização do referido recurso. A presente pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e teve como procedimento para coleta de dados questionários direcionados a 1 supervisora de cada rede de ensino( municipal, estadual e particular). Também foram aplicados questionários a um total de 9 professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo 3 de cada escola pertencente às diferentes redes de ensino do município de Ubá/ MG. Os resultados encontrados
indicam que a grande maioria dos sujeitos das redes de ensino utilizam com frequência os blocos lógicos. Apesar dos sujeitos utilizarem este recurso, é essencial que estes busquem maiores informações e conhecimento para sua utilização. Também foi observado que os sujeitos da rede particular citaram e têm um maior conhecimento a respeito dos benefícios que este material traz para a aprendizagem da matemática. Sugere-se para trabalhos futuros, a utilização da observação como instrumento de coleta de dados para melhor comprovação dos dados.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2016
Título
O uso dos Blocos Lógicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental como recurso didático para o ensino da matemática
Autor
ROCHA, Juliana Vieira da | NOGUEIRA, Olívia da Silva