Resumo
A presente pesquisa objetivou relatar a vivência de um Projeto em Orientação Profissional. O objetivo geral é analisar através do desenvolvimento de um Projeto em Orientação Profissional, como os alunos do Ensino Médio de uma Instituição Escolar pública possuem conhecimento e informações sobre o contexto profissional. Especificamente, pretendeu-se identificar como o contexto escolar pode trabalhar a Orientação Profissional com alunos do Ensino Médio e descrever a importância do papel do Profissional de Psicologia no contexto Escolar com ênfase em Orientação Profissional. Teoricamente, discutiu-se Psicologia Escolar; Orientação Profissional e seu contexto histórico; Adolescência; Família e escola. A estratégia utilizada foi o relato de uma vivência e como resultado é possível detectar que os orientandos que participaram do projeto tomaram sua decisão de forma determinada, consciente, com metas e objetivos para o futuro. O estudo concluiu que é notório as contribuições da orientação profissional no contexto escolar e o benefício da atuação do profissional psicólogo no contexto escolar, podendo ser uma ferramenta de apoio ao sistema educacional, não somente no ensino médio, mas em todos os níveis escolares.