Este trabalho de pesquisa teve como objetivo observar os jogos e sua interferência na
socialização e no processo ensino – aprendizagem numa escola de Ensino Infantil do Município de Ubá, identificando a postura assumida pelas crianças, com relação ao trabalho mediante a utilização dessa estratégia. O método adotado foi a pesquisa qualitativa, que objetivou identificar, na prática educativa, a socialização dos alunos em relação aos jogos educativos, sendo usado como paradigma a timidez e indisciplina diante deste trabalho. Através dos resultados, observou-se a predominância da postura transformadora, com relação à percepção dos jogos e a socialização dos três alunos com quem foi realizada a pesquisa, numa escola da rede Municipal.
A partir dos dados, foi possível fazer um elenco de sugestões, apresentando alternativas no
sentido de usar mais os jogos como estratégia de socialização, dando-se ênfase ao papel
socializador e transformador. Foram feitas também algumas recomendações para o uso adequado dos jogos como fator de socialização.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2006
Título
Os jogos como fator de socialização
Autor
PAIVA, Fernanda Cristina | REIS, Geraldina Lopes | MACIEL, Luíza Helena Pinto | CANESCHI, Onília Regina Furtado | EVA, Regina Célia | DIAS, Sueli de Oliveira