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Os jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e privada
Na vida escolar, a criança tem a necessidade de realizar atividades que estimulem a aprendizagem. Não há dúvidas que o jogo e a brincadeira são excelentes catalisadores no processo de ensino-aprendizagem. A criança constrói o conhecimento de uma forma divertida e um tanto prazerosa. Considera-se de suma importância a utilização dos mesmos, pois podem ser utilizados como meio de diagnóstico de problema, um importante recurso para desenvolver habilidades específicas e a compreensão do mundo real e social. Por isso, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a utilização de jogos e brincadeiras, pelas redes de ensino municipal, estadual e privada, nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa também busca responder os objetivos específicos de investigar a frequência com que esses recursos didáticos estão sendo utilizados e identificar a metodologia de trabalho utilizada. Utilizou-se da abordagem qualitativa de pesquisa, através da aplicação de questionários semiabertos com 15 perguntas, aplicados a 11 professores. As respostas obtidas foram analisadas e os resultados indicam que a realização de jogos e brincadeiras são importantes ferramentas de apoio ao processo de ensino aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras são possibilidades de desenvolvimento para a criança em diversos aspectos, visando sua formação integral.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2016
Título
Os jogos e brincadeiras nas práticas pedagógicas dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e privada
Autor
MARQUIONE, Larine Galdino | SILVA, Larissa Moraes da | FELISBERTO, Rafaela de Souza