O campo de atuação do pedagogo não se restringe somente a escolas. Atualmente encontram-se esses profissionais atuando em áreas hospitalares. Sabe-se que são grandes as contribuições desse profissional nesse contexto. O objeto de atenção desse artigo é analisar como é atuação do pedagogo hospitalar e especificamente compreender as particularidades e desafios do trabalho com o lúdico na brinquedoteca. Nesse sentido, contextualiza-se brevemente o pedagogo hospitalar e a brinquedoteca. Em seguida, optou-se por desenvolver outras discussões teóricas a cerca da pedagogia hospitalar: direito ao brincar e humanização nas discussões de dados.Na apresentação das discussões e resultados, obtidos por meio de metodologia qualitativa, optou-se por fazer um breve referencial teórico e aprofundar nas discussões dos dados. Para coleta de dados utilizou-se da entrevista e um questionário semiestruturado além de falas livres. Os resultados indicam que a atuação do pedagogo hospitalar é mais abrangente do que se imaginava e que sua atuação, quando competente contribui significativamente para garantir a criança o brincar de forma lúdica, favorecendo seu crescimento cognitivo e emocional.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de novembro de 2015
Título
Pedagogia Hospitalar: o pedagogo na brinquedoteca
Autor
MEIRELES, Caroliny Guimarães Sperandio | FREITAS, Marina Arruda de