O trabalho do pedagogo vai além do contexto escolar, ocorrendo também no ambiente hospitalar. O atendimento pedagógico desenvolvido no hospital é de grande importância para o aluno/paciente que devido à sua enfermidade pode distanciar-se da escola regular e do seu convívio social. Deste modo, surge a questão: como as práticas educativas contribuem para o desenvolvimento do aluno/paciente no ambiente hospitalar? Por hipótese, entende-se que seja possível promover a continuidade da escolarização no hospital favorecendo o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, social e afetivo no aluno/paciente. O objetivo geral deste estudo foi de analisar as práticas educativas do pedagogo no hospital de Belo Horizonte-MG. Objetivos específicos: descrever as práticas educativas visando compreender a importância do pedagogo neste ambiente. Como metodologia foi empregado o método indutivo e qualitativo de análise a fim de abarcar o tema de forma mais ampla. Para a coleta de dados utilizou-se a observação direta, a entrevista e o uso de falas livres, as quais serviram à descrição e análise dos dados. Os resultados indicam que o trabalho pedagógico no hospital é essencial para o desenvolvimento do aluno/paciente enfermo, observando-se como fator de atuação emergente nos hospitais a fim de criar condições que sejam capazes de estimular o processo de aprendizagem, melhorando o convívio social e afetivo acometidos pela enfermidade.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Pedagogia Hospitalar: práticas educativas em um hospital de Belo Horizonte-MG
Autor
CASTRO, Angélica Marquione de | MENDES, Isaura Cristina Bernardo