Diversas reportagens em jornais e redes sociais relatam a violência em escolas brasileiras e mundiais. Entre essa prática, encontra-se o bullying, tema selecionado para esta pesquisa. Considerando a relevância do tema, este estudo adotou como problema de pesquisa a seguinte questão: como os docentes do 5º ano do Ensino Fundamental de duas instituições públicas de ensino de Ubá - MG percebem a prática do bullying em suas escolas? Para responder a esse questionamento, este estudo teve como objetivos: analisar qual a percepção docente sobre o bullying; apresentar o conceito de bullying formulado pelos docentes; verificar quais práticas adotadas pelo professor e pela escola para amenizar o bullying; identificar possíveis casos de bullying e suas consequências. Como metodologia foi utilizado questionário, adaptado de Silva, Toledo e Souza (2022). composto por vinte perguntas objetivas e uma dissertativa, destinado a dez professores do 5º ano do Ensino Fundamental de duas instituições públicas de ensino de Ubá/MG, sendo a amostra constituída por sete participantes que responderam ao instrumento de coleta de dados através do Google Formulário, após aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados relataram a violência física e verbal as mais observadas, a busca de conhecimento constante pelas docentes para abordar o tema e as ações da escola que auxiliam nesse enfrentamento. Deve perceber, como indicado por diversos autores, que o tema seja abordado por todos, sendo a comunidade educacional, coletivamente, responsável para combater o bullying.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2023
Título
Percepção de professores acerca do bullying em escolas públicas de Ubá, MG