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Percepção docente sobre a inclusão de pessoas com deficiência em uma escola municipal de Visconde do Rio Branco – MG.
A inclusão escolar de alunos com deficiência tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelas escolas públicas e privadas. Com base nessa situação, este estudo teve como objetivo geral analisar a percepção de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência em uma escola pública municipal de Visconde do Rio Branco – MG e, especificamente, identificar os recursos disponíveis e existência de suporte institucional e de formação continuada para o atendimento a alunos com deficiência. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e utilizou questionário composto por 19 perguntas objetivas, disponibilizado através do Google Formulários a sete docentes da referida escola. Os principais resultados indicam que, embora os professores demonstrem compromisso com a inclusão, enfrentam dificuldades relacionadas à falta de formação específica, ausência de profissionais de apoio e limitações estruturais e pedagógicas. Apesar dos avanços legais e de algumas iniciativas, a inclusão escolar ainda não se efetiva plenamente, sendo necessários investimentos em formação continuada, suporte técnico, infraestrutura adequada e transformação cultural nas instituições escolares.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2025
Título
Percepção docente sobre a inclusão de pessoas com deficiência em uma escola municipal de Visconde do Rio Branco – MG.