A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se aqueles que não conseguiram concluir os estudos na faixa etária regular e, atualmente, é ofertada em cursos presenciais, semipresenciais e à distância. A Constituição Federal de 1988 assegura a educação como um direito universal, mas ainda existem grandes desafios no atendimento a essa demanda, especialmente no que diz respeito à evasão escolar e à estruturação das políticas públicas. Com base nesta justificativa, este estudo adotou como objetivo central analisar a percepção de gestores e docentes sobre os fatores que contribuem para a evasão dos alunos da EJA e, especificamente, identificar se as metodologias podem influenciar essa evasão ou permanência, identificar a influência da violência urbana no ensino noturno e analisar os impactos dos fatores socioeconômicos e laborais sobre o acesso e permanência dos alunos. Para esse propósito, foi adotada a pesquisa qualitativa, descritiva de levantamento de dados, utilizando questionário composto por vinte e sete questões objetivas e uma aberta destinados a cinco membros - gestores e professores, isto é, 100% de participantes de uma escola pública de Ubá-MG que oferta presencialmente essa modalidade de ensino. Os resultados apontam que todos os participantes percebem a evasão escolar na EJA como um problema significativo. Entre os fatores mencionados estão questões socioeconômicas, laborais, a violência urbana e a necessidade de adequação das metodologias pedagógicas à realidade dos alunos. Embora gestores e professores reconheçam a importância de estratégias diferenciadas para a permanência dos alunos, é necessário um olhar atento sobre os aspectos sociais, econômicos e emocionais dos estudantes, além de investimento contínuo em metodologias inovadoras e políticas públicas que garantam a efetividade da educação para jovens e adultos.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de janeiro de 2025
Título
Percepção dos gestores e professores sobre a evasão escolar na EJA
Autor
SOUSA, Marcela da Silva | AMBRÓSIO, Paula Aparecida Silva | CRISTIANO, Rafaela da Rocha