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Percepção dos professores acerca da inclusão dos alunos surdos no ensino regular de uma escola pública de Ubá-MG
Diante da relevância do tema referente à inclusão de alunos surdos na escola, coube investigar: como ocorre o processo de inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ubá/MG? Para responder a esse questionamento, este estudo teve como objetivos identificar como ocorre o processo de inclusão, na rede regular de ensino, de aluno(a)s surdo(a)s nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ubá-MG; e especificamente, identificar a percepção docente sobre os direitos assegurados no processo de ensino dos alunos surdos; identificar se há a adaptação curricular para o atendimento dos alunos surdos; analisar a percepção docente sobre as metodologias de ensino e o desenvolvimento educacional do aluno surdo; verificar se há oferta de capacitações dos docentes para o acompanhamento efetivo da aprendizagem dos alunos surdos; Identificar como ocorre a contratação de interprete de LIBRAS para acompanhamento dos alunos surdos. Classificada como pesquisa qualitativa, adotou-se como instrumento metodológico um questionário com vinte perguntas objetivas, destinado a quinze professoras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da escola. As informações coletadas apontaram que todas as participantes defendem a inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino, afirmaram a necessidade de adaptação curricular para esses alunos. Treze participantes utilizam como forma de comunicação com esse público somente através do intérprete de LIBRAS. Todas as professoras registraram que o aluno surdo apresenta mais dificuldade de aprendizagem em relação aos ouvintes. É considerado pertinente o investimento em capacitação docente para a atuação pedagógica com alunos surdos, sendo necessário apoio irrestrito das instituições de ensino, bem como de seus órgãos colegiados superiores, para que os direitos educacionais dos surdos sejam assegurados e, efetivamente, cumpridos.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2022
Título
Percepção dos professores acerca da inclusão dos alunos surdos no ensino regular de uma escola pública de Ubá-MG