O estudo aqui apresentado tem como objetivo analisar a importância do planejamento como um todo de uma organização, destacando a importância do planejamento da produção no desenvolvimento dos processos produtivos, envolvendo as suas funções e etapas, e a importância nelas encontradas para a competitividade do mercado atual. O mercado consumidor se faz cada vez mais exigente também devido aos avanços da tecnologia, aumentando gradativamente a competitividade entre as organizações, direta e indiretamente. Esta competitividade serve de estímulo para que empresas invistam mais em seus projetos. Dessa forma, fez com que o planejamento da produção se tornasse ainda mais necessário e indispensável, pois interfere e implica não só na produção em si como no plano de vendas em que interfere diretamente ao setor comercial, financeiro e logístico. Implica em gerar os níveis de estoques tanto de produtos acabados quanto de matérias - primas e materiais de consumo, de acordo com a sua capacidade em toda a organização e como ela será direcionada, relacionado aos seus objetivos e metas estabelecidos. Conclui-se que o planejamento da produção desempenha um papel de extrema importância nas empresas, sendo indispensável, uma vez que sua atuação visa aprimorar, cada vez mais devido às exigências do mercado competitivo, o processo, o método, a qualidade, a área financeira e as demais áreas administrativas, a instalação, o layout, a logística e até mesmo o marketing da organização.