A presente pesquisa fez uma análise e apresentou as práticas de iniciação da leitura na Educação Infantil. Foi realizada em escolas públicas municipais, situadas no município de Ubá - MG, na Zona da Mata Mineira. A questão levantada neste trabalho foi identificar quais as práticas devem ser trabalhadas na iniciação da leitura na Educação Infantil. Teve como objetivos: identificar as práticas na iniciação leitura na Educação Infantil, verificar a forma como o docente desenvolve a prática de leitura em sala de aula, compreender a importância da leitura, descrever quais contribuições do processo de leitura para o desenvolvimento social e emocional das crianças e identificar as interações entre a criança e a leitura. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo treze perguntas, direcionado a dez professoras que atuam no primeiro e segundo períodos da Educação Infantil. A análise dos dados coletados foi realizada utilizando-se como suporte a teoria retirada de textos de autores desta área de estudo e manuais disponíveis para orientação do trabalho com a leitura dentro da sala de aula (SOLÉ, 2014; FONSECA, 2013; CAMPOS, CARNEIRO e SOUZA, 2020; SANTOS et al., 2021; FEITOZA e SILVA, 2018). Os resultados encontrados indicaram que as práticas utilizadas para iniciação da leitura estão em conformidade com o pensamento dos autores citados. Estas contribuem para o desenvolvimento da criança e estimulam o interesse pelos livros e pela leitura, apresentando assim resultados satisfatórios. Verificou-se também que os professores não utilizam apenas uma estratégia de ensino. Eles diversificam as formas de introduzir leitura a fim de obter melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Contatou-se que através da leitura é possível estimular e auxiliar a criança em seu processo cognitivo, criativo, direcionando a uma postura crítica e autônoma sobre suas escolhas e decisões no futuro.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2023
Título
Práticas de iniciação da leitura na Educação Infantil