O estudo apresenta as metodologias adotadas pelos professores dos anos iniciais para o ensino-aprendizagem da leitura. A pesquisa foi realizada em escolas públicas municipais, situadas no município de Ubá – MG, na zona da mata mineira. A questão levantada é compreender como ocorre o processo de leitura e sua importância nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivou-se verificar as metodologias adotadas pelos professores ao trabalhar a leitura, investigar os procedimentos adotados pelo professor no incentivo à prática da leitura, citar a importância da leitura no processo de aprendizagem da criança e conhecer as dificuldades apresentadas pelas crianças no aprendizado da leitura. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo onze questões, direcionado a quinze professores que atuam nos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada com base em autores da área e manuais disponíveis para orientação do trabalho da leitura com as crianças. Os resultados encontrados indicam que as metodologias utilizadas com as crianças estão em conformidade com o que orientam os autores e apresentam resultados satisfatórios. Pode-se perceber que os professores não trabalham com uma única metodologia e sempre estão inovando para obter melhorias no processo de ensino aprendizagem das crianças. Para eles, a leitura é de grande importância para o cotidiano do aluno, pois esta promove autonomia e criticidade, melhora o raciocínio e a interpretação.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de junho de 2018
Título
Práticas de leitura desenvolvidas pelos docentes nos anos iniciais do ensino fundamental