Resumo
Este artigo apresentou como tema práticas do professor de apoio frente ao processo de alfabetização dos alunos com TEA. O autismo nas escolas é um assunto que tem sido abordado com frequência, uma vez que o número de crianças com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), em sala de aula do Ensino Regular, tem aumentado gradativamente. Esta questão tem impactado no trabalho do professor de apoio, sendo desafiador, ao mesmo tempo, fundamental no processo de alfabetização, visto que, cada criança apresenta uma necessidade específica. Diante do exposto, coube investigar: quais são as práticas do professor de apoio, frente ao processo de alfabetização dos alunos com TEA? Acreditava-se que o professor nem sempre aplica estas metodologias de acordo com as reais necessidades dos estudantes com TEA, apesar de conhecer a legislação e os procedimentos metodológicos necessários, para que o processo de alfabetização de crianças autistas aconteça a partir de metodologias variadas. Para tanto, este estudo teve como objetivos: analisar as práticas do professor de apoio frente ao processo de alfabetização dos alunos com TEA; verificar metodologias que são utilizadas na alfabetização de crianças autistas; investigar como as metodologias são aplicadas em sala de aula e compreender a elaboração e adaptação das atividades na alfabetização. Para atingir esses objetivos, utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário estruturado com vinte e seis questões, sendo dezesseis objetivas e dez subjetivas, elaboradas no Google Forms e enviado por WhatsApp. A amostra foi composta por nove professoras de apoio da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ubá e Senador Firmino-MG, que atuam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi baseada no referencial teórico de (FRANÇA; BARBOSA 2020; CUNHA 2020; ONOHARA; CRUZ; MARIANO 2018; DIAS; HENRIQUE 2018 e SILVA et al. 2021), que versam sobre o tema. Os resultados indicaram que, na alfabetização de crianças autistas, são utilizadas metodologias diversificadas, com foco nas necessidades apresentadas. Portanto, a presença do professor de apoio, nesse processo, além de ser fundamental o seu papel, adapta as atividades e o processo de aprendizagem.