Pesquisas atuais vêm demonstrando que existe uma relação entre o comportamento dos pais e o desenvolvimento de problemas nos comportamento dos filhos. Um dos conceitos estudados dentro deste tema é o de práticas educativas parentais que são as estratégias que os pais se utilizam para desenvolver nos filhos, comportamentos sociais tidos por eles como adequados, modelando os comportamentos de sua prole, estimulando a autonomia e a responsabilidade nos mesmos. O presente estudo pretende contribuir com este campo de pesquisas, na medida em que irá discutir a literatura sobre o tema para o desenvolvimento de trabalhos sobre práticas educativas em pais que possuem filhos com dificuldades de comportamento, proporcionando um melhor desenvolvimento destas crianças. Buscará responder se existe uma relação entre as práticas educativas dos pais e os problemas de comportamentos dos filhos, com a análise dos instrumentos de avaliação, cujo objetivo é auxiliar num entendimento sobre quais habilidades sociais precisariam ser instaladas ou fortalecidas no repertório destes pais, para que assim, se possa trabalhar na mudança de conduta de sua prole, e por fim, fez-se a análise de alguns projetos de intervenções em grupos de pais, que visam o treinamento destes, de forma a orientá-los e ajudá-los no convívio familiar com os seus filhos e na resolução de problemas dos mesmos. Este trabalho sugere ainda, que o desenvolvimento de projetos de intervenção poderá contribuir para o desenvolvimento das práticas educativas em pais que possuem filhos com problemas de comportamento.
Curso
Psicologia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2013
Título
Práticas educativas de pais de crianças com problemas de comportamento
Autor
GONÇALVES, Regiane Júlia
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Patrícia Dias de Castro; Esther de Matos Ireno Marques; Maria Margarete Pinto Chaves