Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Principais complicações que aumentam a permanência hospitalar pós revascularização do miocárdio em idosos: revisão de literatura.
Principais complicações que aumentam a permanência hospitalar pós revascularização do miocárdio em idosos: revisão de literatura.
Introdução: A cirurgia cardíaca é um procedimento complexo onde expõem o paciente a importantes repercussões orgânicas, alterando os mecanismos fisiológicos do indivíduo, levando a um estado crítico no pós-operatório que implica a necessidade de cuidados intensivos a fim de se estabelecer uma boa recuperação dos pacientes. Objetivos: Analisar as principais complicações que podem aparecer após a cirurgia de revascularização do miocárdio em idosos. Método: O trabalho desenvolvido seguiu os preceitos do estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvido a partir de material já elaborado, constituído de artigos científicos publicados entre 2001 a 2016. Foram realizadas buscas em livros, revistas eletrônicas e bancos de dados virtuais, como SCIELO, BIREME e PUBMED. Para a seleção das fontes, foram consideradas como critério de inclusão as bibliografias que abordassem às principais complicações que podem sofrer indivíduos idosos após passarem por cirurgia de revascularização do miocárdio, abordando ou não o tempo de internação, bem como artigos que descrevessem sobre a importância da fisioterapia no pós-operatório da mesma e procedimentos com ou sem circulação extracorpórea. Considerações finais: As principais complicações que surgem em um pós-operatório de revascularização do miocárdio em idosos compreendem as complicações pulmonares dentre elas a pneumonia, derrame pleural e atelectasia, além de complicações cardíacas como diminuição do débito cardíaco, mediastinite e fibrilação atrial. Quanto ao papel da fisioterapia os autores mostraram a importância tanto no pré-cirúrgico onde diminuíram os índices de complicações principalmente de atelectasias, tanto no pós-cirúrgico atuando na retenção de secreção, revertendo as atelectasias e ainda proporcionar um melhor posicionamento ao leito, cinesioterapia global e deambulação.
Curso
Fisioterapia
Cidade
Barbacena
Data
30 de dezembro de 2016
Título
Principais complicações que aumentam a permanência hospitalar pós revascularização do miocárdio em idosos: revisão de literatura.
Autor
DIAS, Leonardo de Sousa; LOURENÇO, Pedro Paulo
Tipos de documento
Monografia (graduação)
Banca examinadora
Isabelle Magalhães Guedes Freitas; Cláudia Maria Miranda de Figueiredo; Pedro Augusto de Carvalho Mira