Início > Coleções > Trabalhos Acadêmicos > Principais dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas operações básicas da matemática de escolas públicas de Ubá – MG
Principais dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas operações básicas da matemática de escolas públicas de Ubá – MG
Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem que envolvem as operações básicas da matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e especificamente, identificar quais metodologias de ensino e recursos didáticos são adotados pelos professores, bem como a relação dos conteúdos aprendidos no cotidiano dos alunos. Como instrumento metodológico, foi utilizado questionário direcionado a professores de oito escolas municipais da Zona Urbana de Ubá/MG, sendo essas as que ofertam esta etapa de escolarização. Dos vinte e três professores lotados nas instituições, quinze deles são professores/ sujeitos participantes desta pesquisa. Os resultados destacados, na percepção dos docentes, indicam que os conteúdos estão relacionados ao cotidiano dos aprendizes e as principais dificuldades desses alunos são mais evidentes e acentuadas na multiplicação e divisão devido à falta de atenção e memorização dos “fatos” ou por dificuldades individuais. Os recursos didáticos mais utilizados foram Livro didático, Q.V.L (Quadro Valor de Lugar), material dourado e ábaco. As metodologias de ensino podem se diversificar, envolvendo maior participação do aluno no processo ensino-aprendizagem e a utilização de material concreto são necessários e importantes para este fim.
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de julho de 2017
Título
Principais dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas operações básicas da matemática de escolas públicas de Ubá - MG