A presente pesquisa dedicou-se ao estudo dos procedimentos metodológicos de alfabetização para autistas em instituição de ensino especializada. Trata-se de um estudo com o objetivo de analisar como ocorrem às diferenciações metodológicas nas práticas educativas destes discentes, e verificar quais são tais propostas. A problemática envolvida é entender de que forma ocorre a aplicabilidade do programa TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação). Acredita-se que este estudo irá propor levantamentos e reflexões sobre práticas pedagógicas que auxiliem os docentes da rede regular de ensino, bem como mudanças positivas no desenvolvimento cognitivo dos discentes. O método adotado na pesquisa é o qualitativo, procurando alcançar a profundidade do tema. O local onde os dados foram coletados é a própria instituição onde se realizou o estudo (APAE), e o instrumento utilizado foi o questionário. Quanto aos indivíduos envolvidos, contou-se com os docentes que atuam com turmas de alfabetização de alunos autistas. A análise dos dados foi baseada no referencial teórico a partir de uma minuciosa revisão bibliográfica adotada. Os resultados da pesquisa indicam que as práticas de alfabetização propostas têm repercutido de modo significativo no processo de ensino e aprendizagem destes discentes .
Curso
Pedagogia
Cidade
Ubá
Data
30 de dezembro de 2014
Título
Procedimentos metodológicos de alfabetização para autistas em instituição de ensino especializada.